Partimos da freguesia serrana da Gavieira com o objectivo de visitar algumas das suas brandas, e de fazer a pausa para almoço/descanso no Alto da Peneda, também conhecido por Pedrinho. As brandas podem ser de cultivo ou brandas de gado e localizam-se no planalto ou em chãs de altitude. Caracterizam-se por serem núcleos habitacionais temporários, onde os terrenos são utilizados para agricultura ou alimentação do gado na primavera e no verão, pois é nestas estações que as brandas têm condições para essas práticas.
Subindo por um caminho de lages marcadas pelos carros de bois que antigamente o percorriam, chegámos à primeira branda visitada, Bosgalinhas. Seguimos então para o alto da Peneda, também conhecido por Pedrinho ou Castelo do Pedrinho, onde fizemos a pausa merecida para restabelecer energias.
No regresso, visitámos a branda da Junqueira, avistando ao longe a branda de Gorbelas que ficou na mira para uma próxima oportunidade. Todo o trilho nos permite vislumbrar paisagens de cortar a respiração, e que nos transportam para uma organização social e modos de vida dos nossos ancestrais.
Partilho alguns dos registos fotográficos.
Quita Merenda
Branda de Bosgalinhas
Sempre atento à nossa passagem
Alto da Peneda (Pedrinho)
Companhia para o almoço
Já no regresso as fantásticas mariolas
Vista de cortar a respiração
Chegados à branda da Junqueira
Um felino curioso e super meigo
E quase no final, já se avista ao fundo a freguesia da Gavieira
Sem comentários:
Enviar um comentário