segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Entre brandas da Gavieira - Serra da Peneda

Partimos da freguesia serrana da Gavieira com o objectivo de visitar algumas das suas brandas, e de fazer a pausa para almoço/descanso no Alto da Peneda, também conhecido por Pedrinho. As brandas  podem ser de cultivo ou brandas de gado e localizam-se no planalto ou em chãs de altitude. Caracterizam-se por serem núcleos habitacionais temporários, onde os terrenos são utilizados para agricultura ou alimentação do gado na primavera e no verão, pois é nestas estações que as brandas têm condições para essas práticas
Subindo por um caminho de lages marcadas pelos carros de bois que antigamente o percorriam, chegámos à primeira branda visitada, Bosgalinhas. Seguimos então para o alto da Peneda, também conhecido por Pedrinho ou Castelo do Pedrinho, onde fizemos a pausa merecida para restabelecer energias.
No regresso, visitámos a branda da Junqueira, avistando ao longe a branda de Gorbelas que ficou na mira para uma próxima oportunidade. Todo o trilho nos permite vislumbrar paisagens de cortar a respiração, e que nos transportam para uma organização social e modos de vida dos nossos ancestrais.
Partilho alguns dos registos fotográficos.




 Quita Merenda


 Branda de Bosgalinhas





 Sempre atento à nossa passagem

 Alto da Peneda (Pedrinho)



 Companhia para o almoço

 Já no regresso as fantásticas mariolas





 Vista de cortar a respiração





 Chegados à branda da Junqueira




 Um felino curioso e super meigo
 E quase no final, já se avista ao fundo a freguesia da Gavieira



Sem comentários:

Enviar um comentário