domingo, 26 de fevereiro de 2017

Amendoeiras em flor - Torre de Moncorvo

Na minha última e recente visita a Torre de Moncorvo, tive oportunidade de apreciar as já floridas amendoeiras que fazem a delícia da terra transmontana nesta altura do ano. 
Apesar de não estarem ainda no seu total esplendor, as paisagens ficam já embelezadas com as amendoeiras em flor que, por sua vez, contemplam o rio Sabor e o rio Douro. Somos obrigados a parar e apreciar o espectáculo de cores, que atrai milhares de turistas aos concelhos transmontanos. 

Por curiosidade, deixo-vos aqui a lenda das amendoeiras em flor, seguida de alguns dos meus registos fotográficos.
Deliciem-se e visitem, se puderem :)

Lenda das amendoeiras em flor
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim. Este rei nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo. Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade. Conquistando progressivamente a confiança de Gilda, confessou-lhe o seu amor e pediu-a em casamento. Foram felizes durante algum tempo, até que, um dia, a bela princesa do Norte adoeceu sem razão aparente. 
Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo rei e revelou-lhe que a princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. Então, Ibn-Almundim mandou plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras. Na primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo. Ao ver as flores brancas das amendoeiras, a princesa começou a sentir-se melhor, pois davam-lhe a ilusão da neve. Gilda ficou curada da saudade que sentia.
IN: Lenda das Amendoeiras Em Flor in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-02-26 15:01:18]. Disponível na Internet: 












Sem comentários:

Enviar um comentário