quinta-feira, 5 de abril de 2018

Freixiel - Vila Flor

Recentemente tive a oportunidade de visitar uma aldeia que há muito queria visitar. Falo de Freixiel, no município de Vila Flor.
Apesar de ter sido uma passagem rápida - tenciono repeti-la com mais tempo disponível - percebi o que me movia tanto a querer conhecer esta aldeia. 
Freixiel fica num vale rodeado de montanhas, muito próximo da margem esquerda do rio Tua. O povoamento desta freguesia é pré-histórico. Os castrejos também passaram por aqui e ainda hoje se encontram vestígios deste povo, nomeadamente o Castro do Castelo. Com a chegada dos romanos estas populações tiveram de assentar arraiais em locais mais baixos e mais propícios à agricultura.
Situada a 350 metros de altitude, entre duas pequenas colinas, no fundo de um vale envolvido pelas serras dos Folgares, Cabreira, Mós, Pessegueiro e Vieiro, oferece-nos um enquadramento digno de visita, que se completa com o património histórico e arqueológico da aldeia. 
Tendo este vale sido habitado desde tempos pré-históricos como o testemunham os relevantes vestígios encontrados: o Castro, a Necrópole do Salgueiral, a fonte e o lagar romanos e as ruínas de uma Ponte Medieval. O Pelourinho, imóvel de interesse público, e a Forca, exemplar único em Portugal, memória dos tempos da pena de morte e também classificado como imóvel de interesse público, contam-nos histórias que fazem as delícias deste magnífico recanto.
Com mais tempo e numa próxima visita, tenciono descobrir os locais que ficaram por ver, admirar todos eles mais demoradamente, e dar asas à imaginação que me transportará para tempos remotos...
Por aqui passa um dos trilhos do Parque Natural do Vale do Tua recentemente inaugurados, com muitos cantos e encantos para descobrir, mais uma razão para voltar... e voltar a este pequeno paraíso.  
Ficam então, como é costume, alguns dos registos.











































Sem comentários:

Enviar um comentário