quarta-feira, 29 de março de 2017

Os pombais em Trás-os-Montes

Quem se passeia por Trás-os-Montes, neste caso concreto refiro-me ao concelho de Torre de Moncorvo, repara inevitavelmente em pequenas estruturas redondas que salpicam de branco a paisagem agrária. Essas estruturas são pombais tradicionais, em geral circulares, com paredes caiadas de branco. 
Apesar de muitos estarem abandonados e em ruínas, vale sempre a pena fotografá-los, pois dão um ar delicioso à paisagem, fazendo lembrar hábitos, costumes e tradições mais ou menos antigas, da mesma forma que se relacionam ainda hoje com as actividades de sobrevivência dos locais.
Supõe-se que a maioria dos pombais tenha sido construída na segunda metade do século XX, a par das actividades agro-pecuárias como a cerealicultura,  dos olivais, amendoais e vinhas. Contudo, por motivos diversos (concursos de tiro ao pombo, caça e a emigração, por exemplo), originaram o abandono e consequente degradação dos pombais. 
Uma pena, quer os motivos do seu abandono, que o facto de não haver um preocupação por parte das entidades competentes em preservar este património (apesar de ter acontecido com alguns dos pombais, peca por escasso). 
Ficam as fotografias, também, de alguns dos pombais que tenho observado. 



















Sem comentários:

Enviar um comentário