quarta-feira, 5 de abril de 2017

No megalitismo de Britelo

A nossa última caminhada realizou-se em plena Serra Amarela, onde aproveitámos grande parte do percurso aí sinalizado com o nome de "Trilho Megalitismo de Britelo". Partindo da freguesia de Britelo, concelho de Ponte da Barca, lá fomos nós aproveitando também o bom tempo que fazia sentir-se.
Este trilho permite-nos observar arte rupestre e o megalitismo, expressão para designar construções pré-históricas de grandes dimensões, com funções religiosas e simbólicas. 
Dos pontos de interesse deste percurso e por onde tivemos oportunidade de passar, destaco a chã da rapada, onde se podem observar, se estivermos muito atentos, algumas gravuras rupestres; a chã da escusalha e a chã de cabanos, onde podemos admirar as antas, as tais construções com funções simbólicas e religiosas e também o vale da coelheira.
O percurso testemunha vestígios de ocupações muito antigas através das necrópoles megalíticas por ali espalhadas (monumentos funerários) que podemos observar em diferentes núcleos espalhados por esta zona da serra Amarela. Tal como o nome indica, estes monumentos megalíticos são grandes e feitos de pedra e datam da segunda metade do 5º mílénio (neolítico médio-final). Estes monumentos podem aparecer isolados ou agrupados em necrópoles, surgindo sob a forma de antas ou mamoas (tumulus). A mamoa é uma estrutura formada por um montículo artificial de terra em forma de mama, daí o seu nome, que cobre uma sepultura pré-histórica (anta ou dólmen). A anta (também conhecida por dólmen) consiste numa câmara funerária poligonal ou retangular) construída com esteios verticais e coberta por uma laje grande (ou mesa). 
A anta ou dólmen da Lapa da Moura é um dos elementos mais imponentes que podemos observar neste percurso destacando-se bem na paisagem, tendo no seu interior pinturas e gravuras. 
Para além deste trilho, aproveitámos e demos uma volta mais alargada, já que o trilho é relativamente curto. Volta essa que nos permitiu vislumbrar magníficas paisagens e descobrir um antigo cortelho de grandes dimensões e em excelente estado de conservação. 
Informação adaptada de: http://www.icnf.pt/portal/turnatur/visit-ap/pnpg/pr-meg-britel

Como é hábito, partilho alguns dos registos deste belo percurso e ainda um vídeo. 


























Anta na chã da Escusalha 























Anta da Lapa da Moura 

Sem comentários:

Enviar um comentário